Oficina Orí Erê: Penteados que Contam Histórias

. A oficina “Orí Erê: Penteados que Contam Histórias” acontece no Sesc Consolação como parte da programação do Sesc Culturas Negras, reunindo moda, infância e ancestralidade em uma vivência potente voltada a crianças, adolescentes, famílias e educadores. Conduzida por Diva Green, com participação de Geovanni Nascimento, Cheikh Gueye, a atividade oferece uma experiência de cinco horas de imersão com práticas de penteados afro-diaspóricos, roda de conversa sobre moda e infância, e um desfile performático. Mais do que estética, o Orí Erê promove letramento racial, afeto e valorização da identidade negra desde a infância, celebrando o cabelo como linguagem e ferramenta de transformação. Saiba Mais!

CURSOS E OFICINAS

Amanda Coelho

6/5/20254 min read

É com muita alegria que anunciamos a realização da oficina “Orí Erê: Penteados que Contam Histórias” um fomento artístico, criativo, histórico e cultural voltado para crianças, adolescentes, famílias e educadores. A atividade integra a programação do Sesc Culturas Negras e será realizada na unidade Sesc Consolação, em São Paulo.

Mais do que uma oficina, o Orí Erê é uma imersão de moda e narrativas que movimenta o letramento racial, o afeto, o reconhecimento e auto estima . Em uma jornada de 5 horas repleta de beleza, saberes e celebração, a proposta promove uma vivência completa onde cabelos, penteados, roupas e adornos são apresentados como linguagem, memória e construção de autoestima especialmente para as crianças negras.

Cabelo é identidade, uma ferramenta potente para transformar o presente e imaginar futuros mais justos.

Como será a imersão?

A programação começa com acolhimento e introdução cultural, conduzidos pela artista capilar, trançadeira e pesquisadora Diva Green, que compartilha a potência ancestral dos penteados afro-diaspóricos.

Em seguida, os participantes mergulham em uma oficina prática de penteados, com técnicas criativas que valorizam as texturas naturais, o uso de adornos e fibras, e o cuidado com a individualidade de cada participante.

Durante essa prática, as crianças e responsáveis terão acesso a algumas histórias por trás dos penteados, compreendendo o que um trançado, representam a trajetória de diversos povos e culturas.

Na sequência, uma roda de conversa potente:

“O impacto da moda na infância”, mediada pelo educador Geovanni Nascimento, com participação de Diva Green e do empresário e articulador cultural Cheikh Gueye, fundador do Coração de África. Um diálogo que conecta moda, educação, afeto e ancestralidade articulando o presente com os saberes herdados de nossos ancestrais.

E para fechar com chave de ouro: um desfile performático com os participantes da oficina. Os looks apresentados serão fruto de uma colaboração entre a Orí Afrofuturo e o Coração de África, com curadoria de Diva Green e da renomada stylist Nayara Reis, que trazem olhares afrofuturistas para potencializar as criações. Tudo isso ao som potente da DJ Carolina Brazook, celebrando alegria, beleza e pertencimento. Também contaremos com a colaboração de Ana Carolina, trançista formada em uma de nossas oficinas de capacitação, que hoje retorna como parte da equipe de assistência do Orí Erê — fortalecendo os ciclos de formação e continuidade que o projeto promove.

Porque Participar?

Porque moda é linguagem, é cultura, é Sankofa o princípio africano que nos ensina a olhar para o passado como ferramenta para transformar o futuro.

Participar do Orí Erê é conectar infâncias aos legados que nos formam. É transformar penteados em narrativas. É afirmar que, ao pentear, trançar, adornar e vestir, também educamos, curamos e reivindicamos nosso bem viver.

Público-Alvo

O Orí Erê é voltado para:

– Crianças e adolescentes: para fortalecer histórias, autoestima, orgulho e imaginação.

– Pais, mães e cuidadores: como um momento de aprendizado, cuidado e afeto.

– Educadores e profissionais da infância: para inspirar práticas pedagógicas e antirracistas, ancoradas na valorização da diversidade.

📍 Informações práticas

📍 Local: Sesc Consolação

📅 Data: 14/06 das 13:00 às 18:00

⏰ Duração: 5 horas de imersão

🎟️ Vagas: 40 participantes

💸 Gratuito! Retire sua ficha com 1 hora de antecedência na recepção.

Recomendações importantes!

Todas as texturas de cabelo são bem-vindas! Crespos, lisos, ondulados, cacheados — o importante é celebrar a diversidade afro-brasileira .

– Você não precisa ter prática prévia com penteados. A oficina foi pensada para acolher todos os níveis, com propostas que vão desde trançados simples até produções um pouco mais elaboradas.

– Venha com o cabelo limpo, seco e desembaraçado.

– Se tiver um pente ou escova de preferência pode trazer, mas se não se preocupe, nós disponibilizamos todos os materiais necessários para desenvolver os penteados como miçangas , linhas, kanecalon, e materiais para adornar / enfeitar .

– Os penteados serão feitos no próprio cabelo da criança, por ela mesma e o acompanhante sob orientação da Diva e sua esquive, respeitando sua individualidade, textura natural e sensibilidade de cada cabeça.

Esperamos por vocês! Vamos bora juntes trançar saberes, beleza e conhecimento com as próximas gerações.

Créditos Fotos Arquivo Orí Erê pelo Coletivo Cabaça